Você sabe usar um Protoboard?

Protoboardmatriz de contatosbreadboard e placa de ensaio. Vários nomes para uma das peças mais importantes quando o assunto é montagem de circuitos eletrônicos. Seja para fins educacionais ou até para o desenvolvimento de protótipos iniciais de produtos em empresas, a protoboard sempre estará presente. Nesse tutorial você entenderá, de uma vez por todas, o que é e como usar esta ferramenta que te acompanhará por toda a sua jornada como desenvolvedor.

 

Antes de soldar em uma PCI, prototipe em um protoboard!

Em português, o nome correto para a famosa protoboard é Placa de Ensaio ou Matriz de contato, o que define bem a função dela e como ela funciona.

Quando trabalhamos com circuitos eletrônicos em laboratório, seja para fins educacionais ou profissionais, muitas vezes usamos um protoboard. Antes de ir para a soldagem, é fundamental que se simule e faça diversos ensaios com seu circuito.

Com uma protoboard é possível construir protótipos de projetos ou ensaiar circuitos, pois, sendo ela uma matriz de contato reutilizável, evitamos a necessidade de confeccionar uma placa de circuito impresso e possibilitando a fácil alteração do circuito, deixando ele flexível.

Usando o Arduino, por exemplo, continuamente teremos que montar circuitos com LED’s, sensores, entre outros. Dessa forma, o uso de protoboards será comum no seu dia-a-dia como um desenvolvedor.

 

Como uma Protoboard funciona?

Por dentro de um Protoboard há uma matriz de contatos. Vários barramentos metálicos em paralelo tal como podemos ver nessa imagem em que cada linha desenhada representa um barramento.

 

E a seguir mostramos uma foto de dentro da protoboard, onde podemos identificar esses barramentos metálicos :

× Chame agora no Whatsapp!!